Microagulhamento ou IPCA

O microagulhamento médico ou IPCA (Indução percutânea de colágeno por agulhas) é um procedimento realizado com o auxílio de um equipamento, onde são acopladas microagulhas.

Indicações:

  • Estímulo  de colágeno, melhorando a qualidade e textura da pele;
  • Melhora das rugas;
  • Melasma e manchas;
  • Tratamento de cicatrizes e estrias;
  • Calvície.

Antes do procedimento:

Antes do procedimento, o médico avalia se o paciente possui alguma contraindicação ao procedimento, como infecção ou inflamação no local, pele bronzeada, herpes ativa, uso de anticoagulantes. É fundamental o preparo da pele com cremes específicos por no mínimo 2 semanas antes. Assim, evitaremos complicações e otimizamos os resultados.

O Procedimento:

No dia do procedimento é aplicado anestésico tópico ou injetável. Com auxílio de um roller ou uma máquina são formadas microperfurações na pele. Esses “furinhos” levam a uma reação inflamatória controlada e no processo de cicatrização, formação de colágeno.

Esses canais abertos também são porta de entrada para diversas substâncias no processo conhecido como drug delivery.

É importante descartar o material usado ao término da sessão. De maneira alguma deve ser reutilizado! As sessões também não deve ser realizadas em ambiente domiciliar! Assim, evitamos infecções!

Cuidados pós-procedimento:

Após realizar o procedimento, a pele poderá ficar sensível ao frio e calor. Pode apresentar descamação, vermelhidão, ardor, leve edema e “roxinhos”, dependendo da injúria provocada pelo médico. Mas, em geral a recuperação é bem rápida – 7/10 dias. O filtro solar com cor ajuda a esconder essas alterações e deve ser usado regularmente após as primeiras 12 horas. A exposição solar é desaconselhada por 30/45 dias para evitarmos manchas.

                

PEELING QUÍMICO

O peeling químico é um procedimento no qual uma solução química é aplicada na pele, provocando a sua separação, descamação e o surgimento de uma nova pele mais lisa, menos enrugada e com menos manchas. É uma forma de esfoliar e acelerar a renovação cutânea. 

Pode ser superficial, médio e profundo. 

Os superficiais precisam ser feitos em séries, e sua descamação costuma ser fina, enquanto os médios e profundos são realizados em aplicações únicas, com descamação mais intensa e formação de crostas. 

Cada paciente deve ser avaliado pelo dermatologista,  que indicará o melhor tratamento.

Um exemplo de peeling profundo, é o de fenol. Esse só deve ser aplicado na face, apresenta um tempo de recuperação maior, só pode ser feito sob anestesia e em ambiente cirúrgico. O paciente tem que  estar monitorizado pela  possibilidade de complicações cardíacas e renais. Pode causar hipocromia (pele mais clara que o normal), dessa forma está contraindicado para pacientes com pele morena e negra. Assim, evitamos a diferença de coloração entre face e o restante do corpo. 

Benefícios dos peelings químicos:

  • Auxilia no tratamento de cicatrizes de acne e de acidentes;
  • Promove a renovação das camadas de pele, melhorando a aparência e textura da pele;
  • Estimula colágeno;
  • Melhora dos “poros”;
  • Redução de manchas como as pós-inflamatórias, as relacionadas ao sol e idade;
  • Melhora de rugas finas e linhas de expressão;
  • Tratamento de estrias;
  • Previne aparecimento de cravos e espinhas;
  • Reduz a oleosidade da pele

Preparo da pele:

O médico orientará o preparo da pele com ácidos e clareadores cerca de 2 semanas antes da sessão. Assim, evitamos complicações como manchas e otimizamos os resultados. 

Pós-peeling:

A recuperação é rápida nos peelings superficiais, e se dá por volta do sétimo ao décimo dia.

A pele fica mais sensível, sendo recomendada evitar a fotoexposição por no mínimo 30 dias, além do uso de filtro solar, rigorosamente. Assim, prevenimos manchas. 

Não devemos de forma alguma retirar as peles e “casquinhas”, que se desprendem.

Nesse período de renovação, é importante o uso de um sabonete adequado, produtos hidratantes e cicatrizantes, orientados pelo médico. A prescrição de corticóides tópicos pode ser necessária.

Associação de peelings químicos com microagulhamento:

A associação desses 2 procedimentos na mesma sessão potencializa os resultados, na medida que as micro perfurações provocadas pela agulhas são porta de entrada para as substâncias químicas.

Tire suas dúvidas

Olá, como podemos ajudar?